
Pitty foi um dos destaques da noite, levando dois prêmios, nas categorias “Melhor Música Alternativa” e “Melhor Cantora”. Entre os momentos altos da transmissão destacou-se também a apresentação das rappers indígenas Katu Mirim e Kaê Guajajara, que fizeram um discurso que foi aplaudido de pé
Na última terça-feira,3, aconteceu o a terceira edição do WME Awards by Music2! – primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical. A premiação teve transmissão ao vivo pelo canal TNT com direito a tapete vermelho comandado por Carol Ribeiro e Karol Conká, que no início do evento entrevistaram diversas artistas, entre elas, Ana Cañas, Lei Di Dai, Sarah Oliveira e Gaby Amarantos, entre muitas outras.
Ao longo da noite, 16 mulheres foram premiadas. Entre elas Pitty, a única a levar dois prêmios pra casa: Melhor Cantora e Melhor Música Alternativa com Noite Inteira, faixa que ela apresentou na abertura do prêmio. Yasmin Santos, sertaneja e uma das rainhas da sofrência, levou o prêmio de Revelação deste ano, uma das categorias votadas pela internet. A cantora e instrumentista Mahmundi também levou uma das estatuetas em formato de peito para casa, pelo reconhecimento de seu trabalho como produtora musical. (Confira todas as vencedoras abaixo)
No palco a noite começou com um showzaço de Pitty, acompanhada por um corpo de bailarinas. Foi a única apresentação solo da noite, antecedendo sete featurings, que pincelaram diversos gêneros musicais. Teve funk carioca, com uma apresentação que reuniu Pocah, Deize Tigrona e MC Rebecca, as divas da música independente Luiza Lian e Céu, que cantaram juntas suas novas músicas de trabalho (Coreto e Sou Yabá), a união de duas artistas que colecionam milhões de views, Luisa Sonza e Yasmin Santos, que cantaram Para, Pensa e Volta e Eliane. Também teve pop sofrência de Duda Beat, que cantou Bixinho e depois convidou Gaby Amarantos para juntas cantarem Xanalá.
Um dos momentos altos da premiação foi o discurso forte de Preta Gil que falou sobre as vítimas do baile funk de Paraisópolis, desmatamentos, assassinato de Marielle Franco, entre outras atrocidades que têm assolado o Brasil nos últimos tempos, antes de anunciar o impactante show das rappers indígenas Katu Mirim e Kaê Guajajara. As duas representatividades indígenas foram aplaudidas de pé ao final de suas músicas autorais, aos gritos de “Demarcação Já” vindos da plateia.
As homenagens da noite, Beth Carvalho e Gal Costa, também brilharam nas apresentações coletivas durante a apresentação. As cantoras foram acompanhadas pela banda formada especialmente para o WME Awards (Simone Sou na bateria, Lana Ferreira no baixo e synth, Aline Falcão no teclado, synth e sanfona, Tamima Brasil na percussão, Natalia Ferlina na guitarra e violão e a diretora/maestra Monica Agena, uma das melhores guitarristas do Brasil que assumiu os arranjos e coordenação da banda).
Para a homenagem à Beth Carvalho, rainha do samba falecida este ano, subiram ao palco Luana Carvalho (filha da sambista), Nilze Carvalho e Mãeana que cantaram As Rosas Não Falam, Folhas Secas e Vou Festejar. Para homenagear Gal Costa, foram escaladas Ana Cañas, Preta Gil, Cleo, Assucena Assucena e Raquel Virginia (d’As Bahias e a Cozinha Mineira) e Aíla. Juntas elas cantaram Barato Total, Vaca Profana e Brasil, encerrando a premiação.
Pitty – Matriz
Lauana Prado – Verdade
Luiza Lian – Azul Moderno
Céu – Apká
Ganhadora: Anavitória – O Tempo é Agora2- Melhor Cantora
Iza
As Bahias e a Cozinha Mineira
Ludmilla
Céu
Ganhadora: Pitty3- Melhor DJ
Badsista
Cashu
Ice Cream Girls
Eli Iwasa
Ganhadora: Anna
4- Melhor Música Popular
Marília Mendonça – Bebi, Liguei
Pocah – Não Sou Obrigada
Anitta, Ludmilla e Snoop Doog feat Papatinho – Onda Diferente
Yasmin Santos – Para, Pensa e Volta
Ganhadora: Luísa Sonza – Boa Menina
5 – Melhor Música Alternativa
Mc Tha – Rito de Passá
Duda Beat – Bichinho
Luiza Lian – Sou Yabá
Adriana Calcanhoto – Margem
Ganhadora: Pitty – Noite Inteira
6 – Melhor Videoclipe
Mil Mulheres – Luiza Lian
Pitty – Ninguém é de Ninguém
Xenia França – Nave
Luísa Sonza feat. Pabllo Vittar – Garupa
Ganhadora: Iza – Brisa
7 – Revelação
Malía
MC Tha
Giulia Be
Tuyo
Ganhadora: Yasmin Santos
Júri Técnico
8- Escuta as Minas
Categoria apresentada pelo Spotify.
Raissa Fayet
Jéssica Caitano
Nina Oliveira
Ana Frango Elétrico
Ganhadora: Josyara
9- Melhor Diretora de Videoclipe
Joyce Prado
Aline Lata
Ellen Faria
Camila Maluhy
Ganhadora: Gabi Jacob
10 – Empreendedora do Ano
Categoria apresentada por Eqlibri
Cris Falcão
Amanda Oliveira
Guta Braga
Fabiana Batistela
Ganhadora: Ana Garcia
11- Melhor Instrumentista
Josyara
Jadsa
Sintia Piccin
Alessandra Leão
Ganhadora: Karina Buhr
12- Melhor Jornalista Musical
Kamille Viola
Adriana Couto
Danila Moura
Adriana de Barros
Ganhadora: Fabiane Pereira
13- Melhor Produtora Musical
Erica
Monica Agena
Malka
Apuke Beat
Ganhadora: Mahmundi
14- Melhor Radialista
Patricia Dinis (Alpha FM)
Isabela Azevedo (EBC Brasília)
Fabiane Pereira
Erica Saraiva (Transamérica Salvador)
Ganhadora: Luka (89 FM)
15- Melhor Show
Karina Buhr
Marília Mendonça
Anavitória
Maria Bethânia
Ganhadora: Duda Beat
16- Melhor Compositora
Duda Beat
Bibi
Karina Buhr
Wynnie Nogueira
Ganhadora: Tulipa Ruiz