Accor celebra a diversidade e combate à LGBTfobia em São Paulo

Encontro realizado na sede da Accor discute a promoção da diversidade na sociedade e nas empresas e o potencial turístico dos clientes LGBTI+

IMG_0263.jpg
Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul

Na última terça-feira (14), a Accor me convidou para um evento em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia que acontece amanhã (17 de maio). Até o momento, eu não tinha entendido o por quê uma rede de hotéis faria uma iniciativa tão significativa e grandiosa como esta. Mas achei válida e, sempre fico feliz, quando marcas olham com amor e atenção para as minorias.

Foi só quando eu ouvi o debate de um dos painéis do evento que eu comecei a revisitar casos de preconceito que vivi ao longo da minha vida, mas que passaram despercebidos. Afinal, a LGBTfobia está tão enraizada em nossa sociedade que, quando ela acontece, pode ser que deixemos de lado pelo simples cansaço de lutar ou mesmo não percebemos.

Por exemplo, não foi apenas uma vez em que, cheguei a um hotel com alguma namorada – seja em uma viagem ou mesmo para ter um momento de intimidade – e fomos direcionadas a quartos com duas camas de solteiro. Realmente, é importante que o hotel entenda o seu cliente, as necessidades dele e mais ainda: esteja preparado para receber pessoas LGBTIA+.

IMG_0283.jpg
João Silvério Trevisan e Danielle Torres

Voltando ao evento, o primeiro painel recebeu Danielle Torres, a primeira executiva trans do Brasil e João Silvério Trevisan, um ativista pioneiro dentro do movimento LGBT no país. Mediada por Ricardo Teles, o tema foi abrangido de forma mais geral, permeando pelas vivências dos dois convidados, tanto em mercado empresarial como em suas experiências no mundo da escrita.

IMG_0388.jpg
A drag queen Tchaka fez um sorteio dos livros de João Silvério Trevisan e animou os participantes

O segundo painel foi mediado pelo Raul Almeida, embaixador LGBTI da Accor, teve como painelistas Juliana Bueno, gerente do hotel Belas Artes São Paulo by Accor, o blogueiro Rafael Leick e o coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na International Gay and Lesbian Association, Clovis Casemiro. O grupo discutiu o tema “Como o público LGBTI+ impulsiona o turismo e como este está se preparando para esta demanda”. Hoje, o viajante LGBT movimenta mais de US$ 220 bilhões em turismo no mundo anualmente e a hotelaria deve estar preparada para acolher esse público.

O CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, afirmou que a diversidade contribui para que a empresa ofereça experiências melhores aos seus clientes. “Fiz questão de estar aqui e demonstrar que o mundo corporativo, do qual eu sou parte, deseja ser protagonista deste movimento antiviolência e da promoção da diversidade. Empresas em que a diversidade é reconhecida têm colaboradores mais engajados. Ter pessoas com opiniões e opções diferentes, pessoas genuínas, cada um com sua singularidade, melhora a experiência de nossos clientes”, completou Patrick.

A Accor não apenas apoia como promove a inclusão de todos os representantes da sociedade em seu grupo de mais de 20 mil colaboradores na América do Sul, entre eles profissionais transgêneros. A empresa fará, ainda em maio, recrutamento exclusivo trans e também é apoiadora oficial da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada em 23 de junho, na capital paulista. Como reconhecimento de seu esforço em favor da igualdade de gênero, a Accor recebeu em 2018 o Selo Municipal de Direitos Humanos, concedido pela Prefeitura de São Paulo.

“Tanto em nossos hotéis como na sede, promovemos e incentivamos a presença de todos os representantes da sociedade, pois somos uma empresa aberta e diversa e refletimos o nosso público.  Por isso, nos empenhamos, ao lado dos representantes do público LGBTI+, em promover a inclusão de todos os gêneros na sociedade e também esclarecer tantas dúvidas que às vezes são o embrião da discriminação. O encontro de hoje foi ótimo como oportunidade de combate ao preconceito e como fonte de esclarecimento da sociedade e valorização do público LGBTI+”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Accor América do Sul.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s