Festival Bananada completa 20 anos em Goiânia

REFAVELA40 II crédito Paola Alfamor

Nomes como Gilberto Gil, Boogarins, Pabllo Vittar, Emicida, Nação Zumbi, BaianaSystem e Lee Ranaldo fazem parte do line up do evento

A graça de Gilberto Gil e os 40 anos do Refavela, os compassos abrasileirados do Nação Zumbi, o lendário Sonic Youth Lee Ranaldo, os corpos elétricos dos BaianaSystem, o ritmo efervescente de Pabllo Vittar, a psicodelia soturna da Boogarins.

Em edição especial de 20 anos, o Festival Bananada promove uma festança durante os dias 7 a 13 de maio em diferentes espaços de Goiânia (GO), a exemplo de casas noturnas, centros culturais e bares. Já no final de semana, o festival ocupa uma área inédita no Passeio das Águas Shopping. E querem saber da novidade? Essa é a primeira viagem do Não Me Poupe! Embarcamos no dia 11 e ficamos em terras goianas até o dia 14 de maio. Nesse meio tempo, vocês podem acompanhar tudo pela hashtag #NMPnoBananada. Antes, faremos algumas postagens focadas, então fica de olho no #EspecialBananada também. Se você quer participar de pertinho, fica ligado, porque ainda dá pra garantir seu ingresso.

Para este ano, durante o final de semana o Bananada reúne o que há de mais atual na produção musical brasileira. Nomes como Emicida com Drik Barbosa e Coruja BC1, BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ, As Bahias e a Cozinha Mineira, DJ Marky, KL Jay, Ava Rocha, Molho Negro e Triz se intercalam em apresentações especiais durante o evento. Para encerrar os dias de final de semana, atrações como Pabllo Vittar, Nação Zumbi e Gilberto Gil prometem balançar as estruturas do Passeio das Águas.

Além de apresentar novos nomes da música nacional, o Bananada também promove um intercâmbio cultural com a realização de shows de grupos internacionais. Para a edição de 20 anos, os grupos Meridian Brothers (Colômbia), The Ganjas (Chile), Ermo (Portugal), Adelaida (Chile), In Corp Santics (Argentina) fazem shows ao lado de bandas e cantores brasileiros. O festival ainda traz ninguém menos que Lee Ranaldo para a abertura do evento, em um showcase especial no Centro Cultural UFG. Vocalista e guitarrista americano, Ranaldo ficou conhecido por atuar na banda Sonic Youth.

Como uma janela para os artistas de Goiás, o Bananada também apresenta artistas conhecidos pelo público e que já passaram pelos palcos do festival, como Boogarins, Hellbenders, Violins, Carne Doce, Niela, Bruna Mendez e MQN, ao lado de outras bandas formadas nos últimos anos no Estado, como Frieza, Lutre, Branda, Sarah Abdala e Brvnks (confira a programação completa abaixo).

O evento é realizado pela A Construtora Música e Cultura, Bananada Produções e co-realização do Coletivo Centopeia, e tem patrocínio do Natura Musical.

18449323_791532424353488_6679113086745585566_o
Foto: Reprodução Bananada

Showcases para animar a semana: Durante a semana, o Bananada invade diferentes espaços de Goiânia, como casas noturnas, inferninhos e centros culturais. A proposta é pintar toda a cidade de amarelo. Grupos como Sheena Ye, Mellow Buzzardz, Laura Lavieri, Marcelo Callado, Vamoz e Jorge Cabeleira se intercalam em shows especiais. Outros showcases com várias atrações ainda serão divulgados pela produção nos próximos meses.

18517918_791443291029068_6959648639032670014_o
Foto: Reprodução Bananada

Novo espaço, novas ideias: Pela primeira vez realizado em área inédita do Passeio das Águas Shopping, o Bananada 20 Anos vai apresentar diferentes experiências visuais, arquitetônicas e artísticas dentro do mesmo festival.  A proposta é levar o público para uma região de Goiânia ainda pouco desbravada por projetos culturais. “Em 2018, o Bananada vai acontecer não apenas ao ar livre. Teremos parte do festival acontecendo indoor. Serão experiências diversas dentro de um mesmo festival. Ambientes múltiplos para atender toda a paleta de público que o Bananada recebe”, aponta o arquiteto W Leão Ogawa.

O Bananada é pop

Como uma espécie de tradição, durante todos os anos a coordenação do Festival Bananada convida artistas visuais para criarem a arte do cartaz do evento, e que norteará toda a identidade visual. Já passaram pelo time de artistas nomes como o duo do Bicicleta sem Freio, Mateus Dutra, Kboco, SHP, Dani Hasse, Márcio Jr., Maurício Motta, entre outros. Para este ano, o artista goiano Luciano Drehmer ilustra o cartaz do Bananada 20 anos, com signos visuais em cores fortes, tons psicodélicos, traços oriundos dos gibis e quadrinhos numa linguagem onírica que caminha para a pop art. O artista acompanha o festival desde a primeira edição, em 1998, quando o Bananada tomou forma. Hoje o artista vive e trabalha na China.

20 anos

O Bananada celebra 20 anos de convergência musical em 2018. Como uma expoente janela para a música contemporânea mundial, o Bananada está há duas décadas no roteiro de festivais brasileiros. Em toda sua história, o evento sempre se preocupa em realizar um intercâmbio e encontro através da agenda de shows com nomes atuais e importantes da música brasileira, intercalando com atrações internacionais, no meio do Brasil.

Bananada no Spotify

Quer ouvir playlists exclusivas e especiais de bandas, DJs e cantores que integram o line up do #Bananada20? Acesse o perfil do festival no Spotify (“Festival Bananada”) e navegue neste liquidificador musical.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s