Agenda da semana: do clássico ao rap em SP

FILAFRO_foto1 Ivan Allineri.jpg

Para abrir os trabalhos do final de semana, o Itaú Cultural apresenta nesta sexta (14 de julho) às 20h, a FILAFRO – Filarmônica Afro Brasileira, em “Pra Não Ficar Parado”, espetáculo guiado por um repertório com ritmos tradicionais e híbridos do Brasil, a exemplo do baião, maxixe, samba e choro, além do angolano quizomba. Com regência do maestro Josoé Polia, esta formação sobe ao palco com 16 músicos, e conta com a participação especial do pianista cubano Pepe Cisneros na execução de ritmos cujos arranjos trazem características africanas em composições que vão de Paul McCartney a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, passando por Guerra Peixe, os contemporâneos Yaniel Matos e Sara Negritri, e o próprio maestro Polia, com a interpretação de duas músicas de sua autoria inéditas. A entrada é gratuita.

DIVULGAÇÃO - Memorial da América Latina (4).JPG

Começou também essa semana a Festa Julina do Memorial da América Latina, que conta com um cardápio repleto de deliciosos quitutes da época – pipoca, pamonha, quentão, algodão doce, maça do amor, paçoca e milho verde – e outros itens como, fondues, churros, churrasco e vaca atolada. A diversão estará garantida com as barracas de pescaria e tomba lata. O arraiá gratuito acontece na Praça da Sombra e vai até o dia 30– de terça a sexta, das 9h às 21h, e nos finais de semana até as 22h.

Alarmes por Gabriel Migão_.jpg

Agora se você prefere algo mais pesado,a banda de rock Alarmes faz show nessa sexta (14) lá no Augusta 339. No repertório, estão músicas do seu mais recente trabalho “Em Branco”, lançado no ano passado. Com ingressos a R$ 20, a noite começa a partir das 19h, e traz ainda na programação os shows das bandas Hover, Trampa e Alaska. Formado pelos músicos Arthur Brenner (vocal e guitarra), Lucas Reis (baixo) e Gabriel Pasqua (bateria), o trio de Brasília é parte de uma nova geração pulsante do rock nacional. A banda traz em seu repertório referências da cena indie/alternativa e fortes influências de bandas como Arctic Monkeys, Queens of the Stone Age e Interpol.

sarau das pretas_credito_jessy alves

Já no sábado (15), às 16h, acontece um bate-papo promovido pelo coletivo #KDmulheres com o tema “Escritas Urbanas”. O evento que rola na Praça Roosevelt, encerra o ciclo de uma série de ações do projeto “Resgate, Inclusão e Protagonismo de Mulheres Escritoras” contemplado pelo edital municipal Redes e Ruas no último ano. Participam do evento a poeta Elizandra Souza, a Dj Luana Hansen e o Sarau das Pretas faz uma intervenção cenopoética. A mediação é da jornalista Lívia Lima. A ideia é promover um debate sobre saraus, hip-hop e literatura negra feita por mulheres.

Miranda Kassin e Renato Goda5_crédito Rafael Enzo.jpg

Miranda Kassin e Renato Godá são amigos de longa data e admiradores do trabalho autoral um do outro. De encontros caseiros onde rolam jams ao lado de amigos músicos, surgiu a ideia de juntar essa parceria nos palcos. Assim, os músicos se unem pela primeira vez no show “Ao Vivo”, dia 18 de julho, terça-feira, às 21h, no Teatro Porto Seguro. Apresentando repertório com composições autorais e releituras de clássicos da soul music, a dupla canta as principais composições dos álbuns “Aurora” (2012), de Miranda, e “Canções Para Embalar Marujos” (2010) e “Eu Não Mereço Seu Amor” (2014), de Godá, além de clássicos do folk, country, blues e soul.

01-Credito- Fabio Terral.jpg

Outra opção para a terça (18) paulistana é ver conferir o retorno do Dexter a São Paulo. Em única apresentação, o rapper traz a turnê de lançamento de “Flor de Lótus”, disco que lançou em 2016 repleto de participações especiais de nomes como Ed Motta e Péricles, onde contou, através das canções parte de sua história de vida. No show que chega ao Teatro Itália às 21h, o artista expande as histórias e aborda temas como o período que passou “exilado” – em sua própria definição – no regime prisional. Entre uma canção e uma história, Dexter propõe a discussão acerca do regime carcereiro no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s