O Fest Contrapedal São Paulo anuncia espaço infantil em sua programação

unnamed (2)

O evento nascido em Montevidéu, no Uruguai, traz plataforma #INFANTILT de arte, ciência e tecnologia para crianças

O Fest Contrapedal São Paulo chega para sua primeira edição com muitas atrações gratuitas para toda a família. Nos dias 8 e 9 de julho, no Centro Cultural São Paulo, os pais poderão desfrutar de toda a programação que inclui cinema, música, artes visuais e gastronomia, e também aproveitar a mostra INFANTILT – espaço interativo de arte, ciência e tecnologia para crianças, composto por obras e instalações que possibilitam experimentos artísticos lúdicos, estéticos e educativos – com horário das 14h às 20h.

Fundada em 2013, a plataforma INFANTILT aposta por uma pedagogia aberta, plural e transdisciplinar explorando a cognição, percepção e o incentivo à reflexão sobre espaço, tempo, cores, sons e códigos. Trata-se também de um campo de experimentação aberto à ativação de processos que potencializam e incentivam criativamente formas de interação e colaboração entre as crianças, onde todos estão autorizados a compartilhar conhecimentos.

O espaço montado para o Fest Contrapedal São Paulo apresentará instalações, obras com realidade virtual, vídeo mapping reativo, audiovisuais interativos, sensores de movimento e processos de animação digital em tempo real.

 

unnamed (3)

QR – Cabeça – Jogo de quebra-cabeça com realidade aumentada: QR-Cabeça pretende estimular o lúdico utilizando ferramentas e equipamentos presentes no nosso dia a dia. Trata-se de um a instalação interativa e jogo multi-plataforma de realidade aumentada onde peças QR-Code são escondidas no espaço e uma brincadeira de caça ao tesouro acontece. Com todas as peças encontradas, os participantes devem montar a imagem de um quebra-cabeça virtual numa tela touch screen. Com um contador de tempo a dinâmica fica bem divertida.

unnamed (4)

Estação Áudio-Hack-Mirim – Construção de instrumentos musicais com eletrônica analógica e digital: As crianças são instruídas e incentivadas a construir seu próprio instrumento musical eletrônico a partir de conceitos e vivências de hacking, tecnologia e interatividade com eletrônica analógica e digital.

unnamed (5)

TranZcreen – Video Mapping reativo com microfone ambiente e interfase WI-FI: Uma obra audiovisual multiforme, em constante processo, que tem por objetivo trabalhar a luz como objeto de intervenção. TranZcreen permite ao público interagir com a projeção através de um microfone que capta e processa o som gerando reações diversas nas imagens. Além disso, é possível controlar por meio do próprio celular modificando as cores, imagens e texturas.

unnamed (6)

Mundo Inverso – Brincadeira com Realidade Virtual: Vivência artística de Realidade Virtual onde os participantes, utilizando óculos VR e celulares, devem descobrir entre as marcações QR-Code espalhadas pelo espaço, onde se encontra a peça perdida. Um desafio de percepção e um mergulho na realidade virtual.

unnamed (7)

Sensor Fusion – Experimentos lúdicos com sensores 3D: Experimentos lúdico entre o game e o audiovisual expandido que possibilitam transformar formas utilizando movimentos do corpo e reconhecimento facial e de voz processados por diversas tecnologias como kinect, Leapmotion e Arduino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s