Fest Contrapedal anuncia primeira edição no Brasil em julho

 unnamed.png
  Realizado há dez anos em Montevidéu, evento reúne shows, palestras, mostra audiovisual e feira gastronômica em dois dias de atividades gratuitas 
Nos últimos dez anos, ao integrar expressões culturais distintas em sua programação, como artes gráficas e visuais, cinema, performance, tecnologia e música, o festival uruguaio Fest Contrapedal se firmou como uma vitrine das novas tendências da América Latina. Com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, o evento ganha a sua primeira edição brasileira nos dias 8 e 9 de julho e terá como palco o Centro Cultural São Paulo, em São Paulo, com entrada grátis.

A edição paulista tem como proposta, ao longo de dois dias, promover a troca de experiências e a exposição da cena contemporânea dos países participantes, além de levantar novos caminhos para a interação e o desenvolvimento do mercado latino de arte e cultura. O projeto aposta no poder transformador da cultura na era digital, impulsionando a arte como uma construção colaborativa, que dialoga com as cidades e admite a convergência de diversas linguagens.

Assim como a edição uruguaia, que já recebeu nomes como Sofía Viola (Argentina), Descartes a Kant (México), Los Pirañas (Colômbia) e os brasileiros  Ian Ramil, Apanhador Só, Couto Orquestra e Fernando Catatau, a programação do Fest Contrapedal São Paulo contemplará shows, palestras, workshops, exposição de videoarte, mostra audiovisual, feira gastronômica e de novos criadores (em parceria com o Jardim Secreto) – tudo sob a visão do novo cenário. “A ideia é dar um panorama do que há de mais interessante na cultura contemporânea que está sendo produzida do México à Argentina, e situá-la num contexto universal”, conta Fabiana Batistela da Inker Agência Cultural, realizadora da edição paulista.

Junto na empreitada, Gabriel Turielle – idealizador do Contrapedal – pensa que a realização do festival no Brasil estreita ainda mais os laços entre os países da América Latina. “É importante ressaltar que o Brasil também está imerso nesse cenário, pois muitas vezes ele é colocado (e também se coloca) como algo à parte”, afirma.

A programação terá como foco novos nomes e artistas que traduzem a América Latina e suas várias facetas em arte hoje. A curadoria ganha o apoio da Difusa Fronteira, empresa paulistana que promove o intercâmbio artístico entre países da América Latina há dez anos. O line-up começa a ser anunciado ainda este mês nos canais do evento.

Serviço:
Contrapedal São Paulo @ Centro Cultural São Paulo
Data: 
8 e 9 de julho
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.
Grátis

Patrocínio: Oi
Apoio cultural: Oi Futuro
Realização: Inker Agência Cultural e Contrapedal

Curadoria: Contrapedal, Difusa Fronteira e Inker Agência Cultural

Agradecimentos e fonte: Inker Agência Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s