“Um brinde ao organismo vivo que é um show”, diz Tulipa.

Tulipa1.jpg

Nessa terça-feira (26), fui convidada a assistir o show da queridíssima Tulipa Ruiz e falar como foi para vocês. O evento aconteceu no Teatro Porto Seguro, que fica ali no centro de São Paulo, bem próximo a famosa Avenida Rio Branco (mais especificamente na Alameda Barão de Piracicaba, 570). Foi a minha primeira vez no estabelecimento, o que me fez ficar ainda mais animada para conferir. O ambiente é muito bonito, logo no hall é possível desfrutar de um agradável café e a sala é magnífica, arejada e conta com uma acústica fenomenal.

O show começou às 21h10, com 10 minutinhos de atraso, nada que atrapalhe. Tulipa e sua banda abriram o espetáculo com “Prumo”, que conta com um verso de início bem propício: “Começooou, agora você vai tomar conta de si!”. Antes de seguir com a setlist, a cantora deu uma pausa, deu boa noite ao público e agradeceu por terem saído do conforto de suas casas em plena terça-feira: “E viva o sábado!”, saudou a santista. A noite seguiu animada com “Proporcional”, “Estímulo” e “Elixir”, músicas que fazem parte de “Dancê” terceiro álbum de sua carreira, lançado em 2015.

Tulipa2.jpg

Em seguida, foi hora de relembrar. “Só Sei Dançar Com Você”, que foi sucesso também na voz de Tiê, ganhou uma nova roupagem: bem mais dançante e com novos arranjos. “Like This”, também foi musicalizada de forma diferente, mais grave, mais dramática, ficando suave só no refrão. Em seguida, quando os primeiros acordes de “Do Amor” começaram, mesmo que tímida, a plateia começou a cantar e Tulipa acompanhou, sem microfone, formando um coro afinado e fofíssimo. Daqueles que emocionam os corações apaixonados.

Logo após a divertida”Reclame”, Tulipa começou a falar de sua banda, que estava ali em um número reduzido, por conta da estrutura do show. Mas que sentia falta de cantar ao lado de seu pai, o talentosíssimo Luiz Chagas. O guitarrista acompanhou a filha em “Aqui” e fez o solo para “Víbora”. Essa última é sempre uma canção muito intensa e que me toca bastante, não só pela letra, mas também por sua sonoridade e o clima que a cantora cria. Ela saiu rapidamente do palco para buscar um tule longo e roxo, que se arrastava ao chão enquanto ela andava entre os músicos. As luzes baixas e os movimentos sorrateiros fazem esse momento ser bem teatral e bonito. Sem falar nos solos de Tulipa, incomparáveis. Termina a performance de forma seca e sai do palco. Fabulosa.

Tulipa3.jpg

Volta com “Físico”, quase que metamorfoseada, de tão diferente que o clima se torna. Logo vem “Brocal Dourado” e Ruiz chama a plateia pra dançar e ficar mais perto dela. É nesse momento também que começam os pedidos: “Pedrinho!”, “Toca Pedrinho”. A música faz parte de seu álbum de estreia, “Efêmera”. Ela tentou explicar que há muito não ensaiavam essa música e que talvez nem lembrava como cantar. Mas não teve jeito e a plateia é quem manda, certo? “Vamos lá Gustavo (Ruiz, seu irmão e guitarrista da banda), joguei pra você. Eu tô com eles (a plateia), eu vou de coro”, defendeu-se a cantora. Mas a verdade é que “Pedrinho” saiu afinada, saiu dancê, saiu linda! “Um brinde ao organismo vivo que é um show”, disse Tulipa após atender ao pedido dos fãs.

Quando chegou a hora de “Sushi”, eu ouvi um suspiro coletivo. As luzes eram tão incríveis que, ás vezes, o local parecia ter vários palcos ao mesmo tempo. Uma Tulipa em cima de uma mesinha enfeitava o local da festa. A cantora foi cantando suas últimas notas e saindo de cena aos poucos. O escuro veio e tudo parecia ter chego ao fim. Mas o bis, minha gente. Sempre tem o bis. Como já é de praxe (não escondo que já vi a apresentação de Ruiz incontáveis vezes), “É” veio para esquentar coraçõezinhos e trazer a cantora para pertinho do público, que sempre desce do palco para cantar em conjunto. Quase no final, Tulipa fez que tinha esquecido a letra e pediu para todos cantarem: “pelo nosso amor do movimento, pode ser e é”, engatando com um “Fora, Temer”, enquanto abraçava sua banda. Uma noite para se levar pra vida, guardada no peito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s