Cine drive-in em São Paulo chama atenção de adeptos ao retrô

grease21

Se você assim como eu, é uma maníaca pelo retrô e os anos da brilhantina, com certeza lembra da cena acima. No filme Grease, Danny leva Sandy ao cine drive-in, cheio de segundas intenções, digamos que o rapaz não estava muito interessado em ver o filme. E quem nunca sonhou em voltar no tempo por uma noite, só para assistir um longa dentro do carro do boy? Então, eu tenho uma ótima notícia para você! Os famosos autocines inspiraram a programação que acontece no Sesc Osasco nos dias 8, 9 e 10 de agosto. O Cine Chaparral irá recriar toda a ambientação das décadas de 60 e 70 e proporcionar ao público a sensação de voltar no tempo e estar dentro de um autêntico cine drive-in. Não é demais?

A história do Cine drive in começa em 1932, quando a mãe do americano Richard Hollingshead reclamou dos desconfortáveis assentos de cinema para pessoas acima do peso. Para solucionar o problema ele criou o cinema drive-in como conhecemos hoje. Amarrou um lençol em duas árvores para servir de tela e, com um projetor Kodak 1928, exibiu um filme enquanto a mãe estava dentro de seu próprio carro.

Em 1933, já com a ideia patenteada, Richard fundou o primeiro cine drive-in com a exibição da comédia de Fred Niblo, Wives Beware,e o slogan “Toda família é bem-vinda, independente de quanto às crianças são barulhentas”.

No Brasil, a ideia chegou em 1968 trazida pelo piloto de fórmula 1, Eduardo Celidônio, que conheceu esse modelo de cinema dois anos antes em uma viagem aos Estados Unidos. Celidônio, preferia usar o termo autocine para definir o Snob’s, que ficava na Avenida Santo Amaro e foi o pioneiro da cidade de São Paulo, com capacidade para 260 carros; funcionou até 1990.

Seguindo o sucesso do Snob’s, Mário Paes da Fonseca abriu o Moon Auto Cine, em 1970, que ficava na Avenida Interlagos (São Paulo)  e que em 1976 virou o Motel Auto Moon, funcionando até 1980.

Em 1971 surgiu no país um dos mais famosos cine drive in’s, o Chaparral. Parceria inicial dos amigos José Sante Ciongoli e Nuncio Basile, ficava no número 2000 da Avenida Condessa Elizabeth Robiano (Marginal Tietê, no bairro da Penha, São Paulo).  O Chaparral teve um curto período de funcionamento, durou apenas 3 anos, funcionando até 1974.

Atualmente, o último cinema a céu aberto que funciona em nosso país é o Cine Drive-In, localizado em Brasília. Aberto no ano de 1973, é um dos marcos históricos para os cinéfilos. Possui uma tela de 312 metros quadrados, e uma torre de som com a transmissão de rádio FM.

Em Osasco, o Cine Chaparral irá recriar toda a ambientação das décadas de 60 e 70 e proporcionar ao público a sensação de voltar no tempo e estar dentro de um autêntico cine drive-in.

Os filmes Hoje, Quanto Mais Quente Melhor e A Invenção de Hugo Cabret serão exibidos nessa mostra. A programação é gratuita e acontecerá no estacionamento do Sesc. Que tal chamar o boy ou mesmo as amigas para uma noite diferente? Mais informações aqui.

557372_411560595574780_1745448437_n_large

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s