"É preciso coragem para perder a inocência"

<!–[if !mso]>st1\:*{behavior:url(#ieooui) } <![endif]–>
“Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando coce o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa – e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito – a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para a sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?” 

Me senti atraída pelo livro só por causa da capa, que eu achei lindíssima, sem contar que a frase “é preciso coragem pra perder a inocência” resume praticamente o livro inteiro. Aliás, não somos todos inocentes? Enxergamos apenas aquilo que queremos enxergar? Bom… Bem vindos a vida de Belle!


O livro conta a história de Belle (óbvio né? rs), uma garota de 15 anos que a única coisa que conhecia do mundo era o bordel em que vivia com a sua mãe Anne e Mog, que na verdade era sua mãe de consideração. Ao testemunhar um assassinato de uma das meninas da casa onde vive, tem sua vida roubada ao ser vendida como prostituta na França.


A partir do sequestro a história começa a ficar bem interessante, apesar de viver quinze anos da sua vida acreditando numa realidade bem diferente e ser forçada a sair do seu mundo para virar uma prostitua, Belle se mostra uma personagem forte, sábia e decidida. Ela se dá conta que a vida que levava tinha ficado para trás e agora ela precisa ser a melhor pra tentar voltar pra casa.

A autora, Lesley Pearse, consegue contar a história de vários personagens ao mesmo tempo sem se perder e sem fazer com que nós nos perdemos, todos os personagens acabam, de alguma forma, se envolvendo com a história de Belle, como por exemplo Jimmy que é o primeiro amigo de Belle em Seven Dials e que teve uma ligação muito forte com ela e faz de tudo para trazê-la de volta. Temos também Mog que era a empregada do bordel, porém as duas se consideravam mãe  e filha, e mesmo depois de tanto tempo Mog não perde as esperanças.  Noah é um detetive que fora procurado por Annie e Mog para tentar achar o paradeiro de Belle. Mesmo depois da própria mãe, Annie, ter desistido da busca, Noah faz o possível e o impossível para achar Belle e investigar outras meninas que também foram vendidas.

 “– A maioria das garotas vendidas deste jeito nunca recuperam sua força interior — Mog disse e seus olhos se encheram de lágrimas  — Elas fazem o que se espera delas e fogem da realidade com bebidas ou ópio. Outras se tornam duras, tão frias como os que as venderam, e geralmente ficam tão cruéis quanto elas. De qualquer maneira perdem a alma.”

No decorrer da história você se depara com vários personagens secundários, vários vilões que se veem obrigados a fazer mal ao próximo apenas para sobreviver nesse obscuro mundo. Belle se depara com vários momentos onde sua sorte muda de uma hora para a outra, é difícil confiar em alguém quando se encontra neste tipo de “negócio”, mas com a coragem de Belle, ela acaba se tornando uma mulher sagaz e inteligente e apesar das reviravoltas que vida lhe dá, nunca perde a esperança de voltar para casa.

Espero que tenham gostado da resenha, se tiverem algum outro livro pra indicar, avisem-me nos comentários. Sou amante de livros então sempre estou “caçando” novas leituras rs. Vou tentar postar mais resenhas pra vocês! 

Título: Belle – É preciso coragem pra perder a inocência | Autor: Lesley Pearse | Editora: Novo Conceito | Ano: 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s