Youpix – A Internet fora da internet

Na última semana, mais especificamente nos dias 03, 04 e 05 de Julho, aconteceu na cidade de São Paulo o Youpix Festival! O evento é realizado pelo site Youpix que é um mix de tudo de bom que acontece na internet, com isso, eles juntam diversas pessoas influentes na internet pra realizar palestras e entrevistas de vários assuntos. Conheço a existência do evento há um tempo, mas só nessa 9ª edição que eu consegui conferir de perto.
Na terça-feira, eu cheguei atrasada para o bate-papo “Viciados em Série: Uma Nova Categoria Nerd!”, que recebeu a Camila Barbieri editora do Seriadores, do Série em Série e colunista do Série Maníacos; Caio Fochetto colunista de série do PapelPop e co-criador do blog Box de Séries e Festa Blogo (festa inspirada em seriados); Davi Garciua co-editor do Ligado em Série; Michel Arouca editor do Série Maníacos e Bruno Tapajós cartunista e apresentador do podcast Legendado. Na programação do Youpix estava confirmada também a presença de Claudia Croitor que é jornalista e criadora do Legendado, porém ela não compareceu, para tristeza geral da galera! 
Mas quem entende sobre série (e quem não entende, deveria entender djá!), sabe que esse pessoal aí, é de elite, pois conhecem muito sobre o assunto. Os apresentadores do hub fizeram da palestra um gostoso bate-papo bem interativo com a platéia, além de vários joguinhos como cantar a música de abertura de alguma série, que presenteou os participantes com alguns box de seriados! Meus amigos ganharam a quarta temporada de True Blood ( *——* ) por terem cantado a abertura de “One Tree Hill“. Pra quem não conseguiu comparecer ou não viu essa palestra, é só clicar aqui e ver na íntegra! 
Após os “Viciados em Série…”, continuei no mesmo Hub, que recebia o nome de “2 Girls 1 Hub”, porque a próxima atração seria o Lab de Maquiagem com a linda Julia Petit e o Rafucko. Julia já é bem famosa no mundo da moda, além de ser DJ e trabalhar com acessoria de moda, ela tem um blog chamado “Petiscos” e um canal no Youtube muito alimentado. O canal deu tão certo, que hoje em dia ela é apresentadora do “Base Aliada“, programa que comanda no canal GNT. Já Rafucko, ficou famoso por conta de um tutorial de maquiagem inusitado, onde ele junta humor e criatividade pra montar um look inspirado na rede social Facebook.
E para o Lab eles trouxeram uma make diferente, que foi a maquiagem contra ataque homofóbico. Aos poucos, os dois maquiaram vários hematomas e até sangue no rosto. Entre uma pincelada e outra, explicavam que se você fizesse aquela make, nenhum homofóbico iria te agredir, afinal você já havia sido “agredido”. O tutorial na verdade foi uma brincadeira e uma forma de protesto conta o caso que tivemos há poucos dias, dos gêmeos que foram agredidos na Bahia. “Este é um problema de todos, assim como todo preconceito não é só problema de quem sofre”, lembraram enquanto finalizavam o lab. Quer ver o tutorial inteiro? Clica, clica, clica!
Resultado final do Lab de maquiagem com Julia Petit e Rafucko, onde ensinaram uma make contra ataque homofóbico.
Depois de comer, beber refri e andar por aí, foi a vez de ir para o “Keep Calm and Hub On”, pra ver a palestra “Geração C, geração Z, geração @ ou geração OMG WTF LOL?”. Quem comandou o papo foi a Sam Shiraishi do blog A Vida Como A Vida Quer e o Renato Guimarães do Sustenta News, que convidaram jovens blogueiros e que já tem o seu espaço na internet: João Pedro Mota; Rickk Lopes do Muito Tédio e#VouConfessarQue ; Renê Silva do Voz da Comunidade e a linda da Bruna Vieira do Depois dos Quinze.
Foi passado um vídeo muito legal sobre o assunto, onde foi mostrado a diferença entre as gerações (eles dividiram por década mais ou menos) e o assunto mais abordado da palestra foi que essa geração e as seguintes, tem uma ferramenta muito boa nas mãos, que é a internet. Claro que ela pode ser usada para o bem ou para o mal, portanto é necessário que as crianças recebam a educação necessária para poder tirar maior proveito do que é oferecido. 
Por isso, não haviam melhores exemplos do que essa galerinha da foto acima, afinal eles são novos, porém já são muito influentes na web. A Bruna Vieira, por exemplo, hoje em dia se sustenta com o dinheiro que ganha com o seu blog e mora em São Paulo, em um apê que divide com uma amiga. Na palestra ela deu muitas dicas de como usar bem as ferramentas, por exemplo no twitter, seguir as pessoas certas para aprender com elas e não só reclamar da vida. 
E pasmem, leitores! Eu venci a minha vergonha e fiz uma pergunta pra Bruna! Claro que eu estava muito nervosa, mas deixei a timidez de lado e levantei o braço!
– Aline: “Como você se sente, sabendo que hoje você influencia meninas de antes e depois dos quinze? E como é estar no mesmo patamar que a Lia, que foi a sua maior influência, como você já disse?”. Quer saber o que ela respondeu? Clica aqui e veja a palestra na íntegra! 🙂
No final da palestra, eu corri pra falar com a Bruna! Afinal, o blog dela foi um dos incentivos pra eu criar o “Não Me Poupe”. E gente, ela foi suuuper fofa! Não foi só tirar a foto e tchau! Conversou, me abraçou, agradeceu o carinho! Realmente, merece todo o sucesso que tem e ainda terá pela frente! Se eu já era fã, que dirá agora? Simpatia é tudo nessa vida, galerinha!
No 2º dia de evento eu não fui, mas compareci no 3º, porém cheguei super tarde! Mas consegui uma fotinho com a Julia Petit, que também é uma fofa!
Teve mais um milhão de coisas legais no evento com o Marcelinho, PC Siqueira, Ana de Cesaro e a revelação da blogueira (diaba) Shame! Mas se eu for falar tudo aqui, teremos um post quilométrico, certo? Quem quiser ver mais palestras é só entrar no site do Youpix ou jogar no Youtube #VivonoYouPIX.
Pra vocês deixo mais algumas fotos que tiramos nos três dias de evento:
Aline no “mural da fama”! Haha.
Eu e meus amigos, Elder e Uanna, ainda no “mural da fama”.
PC Siqueira: Vesgo e pop nos corredores do evento
Marcelinho, arrumando os cabelinhos! rs
E essa foto está com uma qualidade péssima, mas tiramos naquelas cabines de fotografias mega legais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s