Esse tal de roque enrow!


Hoje, dia 13 de Julho, comemora-se mais um Dia Mundial do Rock! Isso mesmo, Mundial! O estilo é tão famoso, que existe em todo o mundo!
E eu como uma roqueira nata e uma das donas desse blog, decidi fazer um big especial sobre o estilo de música.
Um pequeno resumo sobre o rock: o rock foi um estilo que se originou nos Estados Unidos, no começo da década de 50, o rock é um dos ritmos mais misturados, nele encontramos blues, country, folk e jazz.
Hoje em dia tem milhares de gêneros, dentro do próprio rock, como o gótico, heavy metal, punk, rockabilly entre outros.
Para falar de rock tem que ter muita paciência, porque é incrível como algo se torna em tantas coisas diferentes, atingindo pessoas diferentes e com idéias totalmente lunáticas.
O estilo é forte, de pessoas com atitude, por isso se mantém firme e forte na cena musical por décadas e espero eu que por milhares de anos!
E o que falar do público roqueiro? Sempre são os que mais chamam atenção, estilos mais fortes enfim, tudo de bom! Misturam tatuagens, com piercings, jaquetas de couro, muito preto, metal, cabelos coloridos, afinal falar da “moda” roqueira é falar em arte! Pois é, esse povo expressa o que sente e o que quer falar pra sociedade, nas roupas, no modo de arrumar o cabelo ou até mesmo em body art pelo corpo.
Sem muitos rótulos, para não dar brigas! Vamos a programação, as músicas e as diquinhas da Line aqui! =D

Uma pequena viagem pelo tempo…
Anos 50: Sim, essa é a década que eu mais gosto! O tempo da brilhantina, das pin ups, do rockabilly, de dançar de vestido rodado, bolinhas, sou completamente apaixonada por tudo isso! As músicas que bombavam era as do rei do Rock, Elvis Presley e outros mestres da “rockabilly” como Chuck Berry e Bill Haley. Um filme que caracteriza muito essa cena é “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, apesar de ter sido gravado em 1978. O casal protagonista é vivido por John Travolta e Olívia Newton-John.
E nos dias de hoje? Para quem é amante da brilhantina existe um lugar lindo aqui em São Paulo, chamado “The Clock”, a danceteria é temática, tem aulas de dança, apresentação de bandas, tudo inspirado na década de 50. Depois falarei mais sobre esse lugar maravilhoso!
Já a década de 60 foi tomada por The Beatles, quem nunca ouviu falar, ein? Há quem diga que Beatles são mais famosos que Jesus Cristo! Não duvido, ein?
Tivemos também a origem do Glam Rock, que emergiu dentro de cenas psicodélicas britânicas e foi destacado pelo ilustre David Bowie, um bom filme da época é “Footloose”, puxa bastante pra época de 80, mas na minha opinião ele é total 70! Até o ator, Kevin Bacon, tem tudo haver com Bowie.
Em 80 chega a era do heavy metal , hard rock e coisas mais pesadas! Agente quer é som pesado, não vamos deixar o rock morrer! Rebeldia total, cabelos compridos e o preto predomina geral. Muitas bandas que são idolatradas até hoje surgiram naquele tempo, AC/DC, Queen, Aerosmith, Black Sabbath e muitos outros.
E se você acha que isso tudo é rebeldia, está enganado! Porque surgiu um outro estilo que se tornou tão forte na cena, que até hoje é discutido. O Punk Rock, liderado por Sex Pistols, Ramones e The Clash, faziam a cabeça da galera e fazem até hoje! O som é mais agressivo, os acordes e as notas quase não mudam, mas que é tudo de bom agente não pode negar!
A década de 90 foi tão rock que fica difícil de falar qual foi o estilo que se fez mais forte! Veio o grunge, o riot, metal progressivo, metal alternativo, indie, entre outros. O rock do Brasil na minha concepção sempre foi algo mais banalizado, mas claro que tivemos vários ícones, como Rita Lee, Raul Seixas, Titãs, Legião Urbana, Blitz, Capital Inicial, nossa tem um montão! A real é que é muito difícil falar de rock, pois ele não se cansa de fazer derivados e variantes, bons e que podem ser curtidos por todos.
Há uns meses atrás li um livro maravilhoso que decifra bem todas as nuances do rock, em diversos tópicos, chama-se “Que Rock É Esse?”, escrito por Edgar Picolli, um importante apresentador brasileiro.
Um dos mais conhecidos pontos de encontro, para a turma do rock, em São Paulo é a “Galeria do Rock”, localizada na Av. São João. E de hoje até o fim do mês tem um big programação lá, viu pessoal? Vai ter show da Banda Lipstick, Cólera, desfiles e exposições. Quer conferir a programação inteira? Clica aqui!


Feliz Dia do Rock pra todo mundo! Se eu ficar sabendo de mais alguma programação especial, aviso! Beijinhos!

Beijinhos, Line!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s